oje em dia, ter um blog não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação para as empresas que desejam obter destaque perante a concorrência. 

Afinal de contas, o canal serve como uma importante plataforma de comunicação com o público, onde é possível colocar informações sobre os produtos, serviços e curiosidades sobre o negócio.

O blog consiste em uma página da internet, que pode ou não ser vinculada a um site institucional. Por lá, as empresas podem publicar materiais em vários formatos, como texto, áudio, vídeo ou imagem. 

Abaixo, separamos 5 motivos para sua empresa ter um blog. Confira!

1 – Aumenta o número de visitantes do seu site

Um dos principais objetivos do blog é atrair mais usuários para o seu site e, com isso, aumentar o tráfego orgânico da sua página. Ou seja, o blog atuaria como uma espécie de “isca”, mostrando conteúdos interessantes.

Por exemplo, você pode escrever um artigo sobre lacre de segurança adesivo, publicá-lo no seu blog e, quando um internauta fizer uma pesquisa sobre esse produto, irá encontrar o material que você compartilhou.

Caso o usuário ache o assunto relevante, ele irá visitar o site da sua empresa, aumentando as possibilidades de fechamento do negócio.

Contudo, é fundamental que esse conteúdo tenha qualidade – algo que não se resume a textos bons. Mas sim, deve seguir algumas recomendações, como:

  • Escrever artigos coesos e coerentes;
  • Desenvolver textos de leitura leve;
  • Ilustrar o conteúdo (fotos, vídeos, infográficos);
  • Abordar temas relevantes ao público-alvo.

Além do mais, recomenda-se adotar as técnicas SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, que melhoram a classificação da sua página em sites de pesquisa, como o Google.

2 – Agrega valor à marca

Os blogs também ajudam a agregar valor à sua marca e, como consequência, melhorar o reconhecimento da empresa perante à concorrência.

Isso ocorre porque, ao criar conteúdo de qualidade, você passa confiança e credibilidade ao público. 

Assim, os visitantes passam a ver a marca como uma fonte confiável de informação, especialmente por meio dos artigos compartilhados.

Desse modo, ao publicar um conteúdo relevante sobre aluguel de banheiro químico, os usuários logo passam a associar o serviço com o seu negócio, agregando valor à empresa.

3 – Possibilidade de geração de renda

Além de aumentar as chances de venda do seu produto e serviço, os blogs funcionam como uma excelente alternativa para gerar renda – inclusive, os blogs usados como projetos pessoais, mas também para empresas.

Funciona da seguinte maneira: você pode cadastrar-se no Google AdSense e vender espaços publicitários na sua página para outros negócios que também tenham interesse em divulgar produtos ou serviços.

Por exemplo, se você trabalha com estande de vendas, pode usar o Google AdSense para vender espaços publicitários para empresas parceiras, que sejam do mesmo nicho de atuação (mas não concorrentes diretos).

Os anúncios ficam visíveis no blog e a cada clique, receberá uma porcentagem do que o anunciante paga ao Google AdSense.

4 – Melhorar a relação com o cliente

Os blogs são canais de comunicação e, por isso, podem funcionar como uma importante plataforma de relacionamento com o cliente. Afinal de contas, de nada resolve ter um grande número de visitantes, se a marca não tem uma proximidade com eles.

O conteúdo publicado nos blogs serve para manter a marca presente no dia a dia dos usuários. 

Isso estimula a geração de leads (potenciais clientes), bem como a fidelização dos clientes, que podem enviar dúvidas, fazer comentários e se educar sobre o produto ou serviço comercializado.

Por esse motivo, é importante manter a atualização dos materiais. 

Assim, caso você já tenha escrito um artigo sobre cordão para crachá personalizado, busque novos formatos para cativar o público e traga novas informações, como um vídeo sobre o item, por exemplo.

Dessa maneira, a empresa fortalece a marca junto aos clientes e os alimenta com conteúdo de valor, algo diretamente ligado à construção de um bom relacionamento entre empresa e o público.

5 – Educar o público a respeito do seu negócio

Muitas empresas trabalham com produtos ou serviços que podem ser complicados ao público leigo.

 Isso pode afetar as vendas, já que as pessoas tendem a comprar somente aquilo que realmente conhecem.

Com os blogs, é possível publicar conteúdos a respeito do seu negócio e deixar a audiência informada sobre o seu trabalho. Assim, outras pessoas irão perceber que há uma demanda, aumentando as chances de venda.

Conclusão

Diante de tantas vantagens, fica fácil saber o porquê é importante ter um blog para a sua empresa.

O blog funciona como uma biblioteca, com vários conteúdos, para que o usuário da web visite a plataforma e escolha o que deseja ler, conforme seus interesses. 

As empresas e profissionais podem esclarecer as principais dúvidas do público-alvo e, ainda, conquistar autoridade no mercado, ganhando a confiança de potenciais clientes.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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