Infelizmente, no Brasil não é nenhuma novidade que a criminalidade e a violência nos centros urbanos é muito frequente, por isso, o investimento em um carro – que já não é barato – precisa ser bastante preservado para se prevenir de roubos, vandalismo e furtos.

Se você passou por essa situação recentemente e quer saber como evitar novos problemas, continue lendo o artigo e conheça 6 acessórios automotivos essenciais para garantir a segurança do seu carro.

Alarme automotivo/ Bloqueadores

Os alarmes automotivos são um dos principais investimentos para aumentar a segurança do veículo. O investimento nesses equipamentos é baixo e você pode instalar dois tipos:

  • Alarme volumétrico

O modelo volumétrico é o mais buscado pois seu funcionamento garante mais segurança.

O alarme é acionado através do seu sensor ultrassônico que capta movimentos dentro do veículo. Ou seja, mesmo que alguém apenas quebre as janelas do carro, mas não abra a porta, o alarme será ativado.

  • Alarme perimétrico

O perimétrico é o modelo mais básico e barato, que só é acionado quando as portas são abertas, mas ele abre oportunidade para furtos de mochilas, bolsas e etc, que podem ser facilmente puxadas pela janela.

Os modelos mais modernos de alarme também acompanham os bloqueadores, que impedem o veículo de andar assim que o alarme é acionado.

Trava de volantes e pedal

A trava de volante é um investimento prático e barato, de no máximo R$ 60. Você instala a trava e ela impede que o acelerador e o volante sejam acionados, ou seja, seu carro é impedido de sair do lugar.

Rastreadores veiculares

Os rastreadores são um sistema de identificação por geolocalização que informa em tempo real onde seu carro se encontra.

Os tipos mais comuns de rastreadores são:

  • O GPS, que funciona via satélite e é mais indicado para veículos que percorrem longos caminhos, como caminhões de carga;
  • O rastreador via radiofrequência, que funciona através dos sinais de antenas distribuídas pelo Brasil e, por essa limitação geográfica, é mais indicado para quem roda apenas dentro de sua região.

Além do rastreador aumentar suas chances de recuperar o carro em caso de roubo, ele aumenta sua segurança pessoal em caso de sequestro – as centrais acionam a polícia automaticamente – e ainda reduz o valor do seguro.

Parafusos antifurto

Só no Brasil, acontecem 1 roubo ou furto a cada 1 minuto, mas como você deve saber, as estatísticas não se limitam só a isso.

Se um ladrão não consegue o veículo de uma forma, ele tenta de outra: furtando outras peças, como as rodas.

Para isso, os parafusos antifurto são ideais, pois eles são um kit com 4 parafusos de um padrão de desbloqueio diferente das chaves convencionais e único: apenas o seu kit acompanha a chave tem essa combinação.

Além disso, eles possuem um sistema de falso giro, que faz o parafuso girar em si mesmo na tentativa de ser retirado. Mais uma dica para proteger seu carro e seu bolso!

Câmera de ré

Os sensores com câmera de ré são ideais para garantir a sua segurança, pois você poderá fazer manobras com mais assertividade e evitar batidas em outros veículos.

Eles também promovem a segurança de outras pessoas e animais, principalmente para quem tem crianças em casa. E o melhor: um kit não custa mais que R$ 150.

Película antivandalismo

A última dica é a película antivandalismo, que funciona como um insulfilm mais grosso, com o objetivo de criar uma camada de proteção e reforço do vidro.

Ela protege contra socos, pedras e outros objetos, porém, não protege contra armas de fogo.

Apesar dessa desvantagem, a película também evita o estilhaçamento do vidro em caso de acidentes.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *