Economizar combustível é algo que todos caminhoneiros procuram fazer, mas algumas atitudes podem trazer o efeito inverso. Aprenda dicas que trazem resultados. 

Andar pelas estradas do país transportando cargas é uma profissão um pouco arriscada, pois existe o risco de acidentes e roubo do que está sendo transportado. Para isso, contratar um seguro de caminhão acaba sendo fundamental, e para compensar esse custo, deve-se buscar maneiras de economizar combustível.

É claro que a economia de combustível precisa ser bem pensada, afinal, não adianta colocar um diesel barato e adulterado que trata problemas mecânicos no futuro e deixará a conta mais cara.

Veja como economizar combustível apenas adotando algumas atitudes simples e que não irão prejudicar o caminhão.

Caminhão, Estrada, Tráfego, Dirigir, Transporte

1. Faça a manutenção do caminhão

Quando a mecânica e elétrica estão funcionando perfeitamente, o desempenho do veículo é menor, assim como o consumo de combustível. 

Realizar a manutenção preventiva pode garantir que se economize um bom dinheiro com o diesel.

2. Planeje as rotas para economizar combustível

Se tiver que andar dentro das cidades pode ter alguns impedimentos, como pontes baixas nas quais os veículos não passam ou restrição de circulação. Nesses casos, terá que desviar e gastar mais combustível.

Nas estradas, também faça um planejamento para que possa optar pela rota mais rápida e pistas com melhores condições. Dessa forma, evitará ter que reduzir e acelerar a todo momento por conta dos buracos, o que exige mais do caminhão.

3. Mantenha a velocidade

O ideal é que os caminhões trafeguem entre 40 a 70 km/h em média. Dessa forma, não se exige muito do motor. 

Quanto mais alta a velocidade e oscilação, tende a aumentar o consumo. Para se ter ideia, a cada km acima de 88 km/h, o consumo sobe em média 1%.

4. Cuidado com o excesso de carga

Quanto mais peso é transportado, maior o consumo, o que pode tornar o frete mais caro. Nesses casos não tem como evitar levar pessoas, porém, sempre se deve respeitar o limite para cada tipo de caminhão.

5. Calibre os pneus

A dica para economizar combustível é manter sempre os pneus calibrados porque o atrito com o chão quando está murcho faz com que ele trabalhe mais. 

Para isso basta pensar em paradas estratégicas para checar como anda a calibragem.

6. Evite o ponto morto

Muitos motoristas têm o hábito de usar o ponto morto por achar que ele ajuda a economizar combustível. Essa prática além de ser perigosa, pois não permite uma frenagem rápida em caso de emergência e não passa de ilusão.

Nos veículos mais novos, quando se aciona o freio, a injeção de combustível é bloqueada, permitindo que o veículo fique engrenado sem consumir combustível.

7. Pesquise sobre o posto

Pode ser que nem ocorra de maneira intencional colocar combustível adulterado no veículo, mas para evitar que isso aconteça pesquise sobre o posto. Procure para apenas nos que são conhecidos ou que possuem boa reputação. 

Combustível falsificado aumenta o consumo e pode trazer problemas, como já falamos anteriormente.

Agora que já sabe como economizar combustível para o caminhão, basta planejar as viagens e ter uma preocupação a menos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *