A reforma dos imóveis é um dos pontos mais importantes para conseguir fechar um contrato de aluguel. 

Quem trabalha com imobiliária, ou possui um local disponível para locação, deve ficar atento à isso, já que a manutenção é um dos pontos cruciais quando se pretende alugar um imóvel.

Uma fachada residencial atrativa, com uma boa estética e com estruturas em perfeitas condições é capaz de valorizar até 20% do imóvel. 

Ou seja, mais do que atrair mais compradores, a reforma traz a possibilidade de maiores lucros com a locação.

O artigo de hoje irá tratar justamente sobre isso, mostrando a importância de reformar sua casa antes de alugar. Por isso, se você tem interesse em anunciar um imóvel para aluguel, não deixe de acompanhar a leitura!

Mas por que devo reformar a casa?

Há uma grande quantidade de pessoas interessadas em alugar um imóvel, seja uma casa ou apartamento. Isso porque muitas delas não possuem um local próprio, ou não tem interesse em comprar o imóvel, já que a locação oferece maior liberdade para mudanças.

Ao mesmo tempo, existem diversas opções de locação e, por conta disso, os proprietários precisam garantir que seus imóveis sejam interessantes e atraentes para os possíveis locatários.

Imagine a seguinte situação: ao comprar uma roupa nova, o cliente encontrou um vestuário limpo, passado com ferro de passar industrial. Ao mesmo tempo, também viu outra peça, amarrotada e suja. Qual ele irá escolher?

Provavelmente a primeira. A mesma premissa é válida para a locação de imóveis.

Como sabemos, não é somente a aparência que conta. Por isso, a reforma da sua casa não está aliada somente à estética, mas é uma maneira de valorizar o bem, sendo possível aumentar o valor de locação, devido às boas condições do imóvel.

Além do mais, qualquer tipo de imóvel é um investimento de alto valor e nenhum proprietário gosta de ver o seu bem em más condições.

Em algumas situações, a reforma não necessita ser grandiosa, devem ser feitas algumas manutenções pontuais, como pintar a fachada. Contudo, dependendo da situação da casa, é necessário investir em obras mais completas, para aumentar as chances de locação.

Normalmente, os pontos que mais sofrem desgaste em um imóvel são:

  • O telhado;
  • As portas;
  • As paredes;
  • Os pisos.

Sendo assim, vale a pena verificar como está o imóvel e ver a necessidade de investir em uma reforma, antes da locação.

Dicas para reformar a sua casa antes de alugar

Um dos pontos mais importantes de uma casa é o telhado. Se ele estiver com infiltrações, ou com falhas nas telhas, isso pode danificar a estrutura do imóvel.

Por isso, a recomendação é usar uma manta para telhado colonial, um dos métodos mais utilizados como forma de proteção em edificações. Ela é uma solução para vazamentos e, além disso, oferece isolamento térmico dentro do imóvel.

A instalação da manta também colabora com o interesse dos compradores, que se sentirão mais confortáveis em alugar o imóvel sem problemas de infiltrações e umidade.

Além do mais, outro ponto que se deve ter cuidado são as paredes. 

Ainda no quesito de infiltrações, elas são as que mais sofrem com os problemas de vazamentos, podendo causar danos estruturais e, até mesmo, a total perda de uma parte do acabamento.

Por isso, é interessante realizar a impermeabilização de parede externa. Tal processo ajuda não somente a melhorar as complicações com umidade, mas protege o revestimento contra intempéries, já que a parede externa fica totalmente exposta ao sol, chuva, ventos e choques mecânicos.

A pintura é um dos pontos principais da reforma de casas e apartamentos antes da locação. Afinal de contas, ela contribuirá com a beleza do imóvel e, com isso, pode atrair novos compradores interessados.

É importante fazer a pintura de todas as paredes, bem como do teto. Recomenda-se o uso de tintas neutras, como branco, bege e areia.

Para estabelecimentos específicos, como indústrias e garagens, o recomendável é investir em produtos mais duradouros, como a tinta epóxi preta, que suporta o tráfego de grandes veículos.

Caso houver rachaduras nas paredes, no chão ou no teto, é preciso consertar essas falhas antes de realizar a pintura.

Conclusão

Um imóvel é um bem que pode trazer muito lucro aos proprietários, especialmente com a locação. 

No entanto, para destacar a sua casa em um mercado tão concorrente e, além disso, cobrar um preço justo pelo aluguel, é importante oferecer uma casa em boas condições.

Por isso, vale a pena investir na reforma da sua casa antes de alugar. Assim, o proprietário terá bons rendimentos e, até mesmo, ter o aluguel como fonte de renda principal.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *