Se você tem uma clínica veterinária precisa ficar por dentro das tendências do mundo pet e acompanhar as mudanças do mercado, ainda mais dentro de um setor em amplo crescimento e ascensão.

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem mais de 139 milhões de animais doméstico, principalmente cachorros, aves e gatos. 

Não é à toa que o número de empresas do ramo pet cresceu: são mais de 50 mil clínicas veterinárias e 17 mil consultórios em todo o país.

Para se destacar em um mercado tão competitivo, os veterinários precisam investir em estratégias de marketing, com destaque para o digital, visto que grande parte das pessoas procura por empresas diretamente pela internet.

Mas quais são as melhores estratégias de marketing para veterinários? Abaixo, separamos algumas dicas que podem te ajudar a responder essa pergunta. Acompanhe a leitura!

Produza conteúdo relevante

Hoje em dia, quando se busca por produtos para emagrecer, por exemplo, as pessoas não querem encontrar somente propagandas com preços, ou anúncios invasivos sobre a mercadoria. 

Ao contrário, elas querem ser bem informadas sobre o assunto, especialmente quando pesquisam na internet.

Sendo assim, é preciso investir na produção de conteúdo relevante, isto é, em materiais que tragam informações sobre o ramo de atuação, bem como serviços, produtos e outras curiosidades do mundo pet.

Além disso, a produção de conteúdo oferece várias vantagens para os veterinários, entre as quais:

  • Educa o público sobre o seu negócio;
  • Ajuda na construção de autoridade no mercado;
  • Constrói maior relação de confiança com os clientes;
  • Aumenta as chances de venda de produtos e serviços.

O conteúdo pode ser divulgado em vários canais. No entanto, dentro do marketing digital, os blogs são os que têm oferecido melhores resultados.

Sendo assim, vale a pena construir um blog, até mesmo em conjunto com o site do seu negócio, para o compartilhamento de materiais informativos, artigos, entre outros conteúdos interessantes.

Esteja presente no Google com SEO

O Google é considerado o maior buscador da internet. Podemos encontrar qualquer coisa por lá, basta digitar no campo de busca e esperar os resultados.

Para que o site da sua clínica veterinária tenha relevância e apareça no Google, você precisa investir em SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, que é um conjunto de técnicas que melhora a classificação da sua página no buscador.

De maneira geral, o SEO utiliza uma série de palavras-chave, que são os termos mais pesquisados no Google, ao longo de um artigo ou conteúdo relevante dentro do seu site ou blog. 

Assim, ao falar de esqueleto axial animal, por exemplo, esses termos são usados ao longo do texto.

Mas não apenas o emprego de palavras-chave é considerado pelo Google. O site de pesquisa também leva em conta a relevância do conteúdo, a responsividade da sua página (se ela é capaz de se adaptar aos dispositivos móveis) e a experiência do usuário.

Portanto, para ter bons resultados, é preciso verificar os principais fatores de classificação do Google e, assim, alcançar um bom posicionamento entre as pesquisas.

Envie mensagens por e-mail marketing

O e-mail ainda é o canal de comunicação mais popular da internet. Usado por mais de 90% dos usuários, as mensagens de e-mail são uma ótima maneira de manter um relacionamento próximo com os clientes, fazendo com que a sua clínica veterinária seja lembrada.

Você pode usar o e-mail marketing para diversas finalidades, por exemplo, para explicar os procedimentos de exames em animais, com todas as disposições do levantamento radiométrico para procedimentos de raio-X, sanar dúvidas dos clientes, ou enviar promoções especiais.

O e-mail marketing também é uma poderosa ferramenta para nutrição de leads (potenciais clientes). 

Ou seja, quando um usuário entra no site da sua clínica e deixa o contato por e-mail, você pode enviar mensagens para ele com materiais ainda mais relevantes, como e-book sobre biombo hospitalar.

Com isso, o lead ficará cada vez mais interessado no seu negócio, aumentando as chances de venda.

Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais também são excelentes ferramentas para as clínicas e veterinários que desejam uma maior presença online. 

Você pode usá-las para os seus negócios, criando perfis corporativos nas principais mídias, como o Facebook e Instagram.

Não esqueça de alimentar suas páginas e contas empresariais periodicamente, mantendo seus seguidores atualizados.

Conclusão

O marketing digital pode ser muito vantajoso para os veterinários e clínicas. Por isso, é necessário conhecer as principais estratégias e saber como aplicá-las.

O resultado será uma conversão de leads ainda maior e o seu negócio irá ganhar um grande reconhecimento no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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