A contratação de serviços terceirizados é uma prática cada vez mais comum, especialmente, por empresas que preza por praticidade, qualidade e maiores índices de lucratividade. 

A terceirização nada mais é que o contrato firmado entre empresas, ou com tomador de serviços, que visa a realização de uma determinada atividade pela contratada, que não é objeto fim da contratante.

Por exemplo, uma indústria de produção de peças pode contratar uma outra empresa terceirizada  guincho reboque, para trabalhos de movimentação de máquinas. Quer dizer que a terceirização é um procedimento administrativo que possibilita gerir um contrato de prestação de serviços, para que a empresa contratante possa se concentrar em sua atividade principal.

A contratação de serviços terceirizados era considerada ilegal quando ligada diretamente ao produto final, isto é, a atividade-fim. Ou seja, as empresas terceirizadas não podem exercer funções que estão enquadradas no contrato social da contratante; isolando isso, qualquer outro procedimento pode ser terceirizado.

No entanto, com a Lei Federal no. 13.429, de 31 de março de 2017, alterou-se a disposições sobre as relações de trabalho entre a empresa e a prestadora de serviços a terceiros. 

Com a aprovação do projeto, os serviços terceirizados podem ser aplicáveis para todos os tipos de atividade, incluindo as atividades-fim de uma empresa. Com isso, muitas possibilidades foram abertas, ampliando os negócios de terceirização.

Isso quer dizer que, caso as empresas de montagem e manutenção industrial, por exemplo, queiram contratar profissionais terceirizados para integrar o quadro de colaboradores, com a nova lei, isso é possível. 

Porém, deve-se verificar todas as disposições contidas na legislação, para que o contrato seja fechado conforme a lei, garantindo todos os direitos e deveres tanto para a contratante, quanto para a contratada.

Os serviços terceirizados, normalmente, concentram-se na área de limpeza, alimentação, segurança, treinamento e transporte. Por esse motivo, uma empresa de segurança do trabalho terceirizada, por exemplo, pode prestar serviços para uma série de outros negócios, especialmente, os que demandam atenção às obrigatoriedades de segurança do trabalho (construção civil e indústria).

O frete terceirizado como opção viável para empresas

Atualmente, o frete terceirizado também é um serviço muito popular no ramo de terceirização, principalmente, para as lojas virtuais e e-commerce, que trabalham diariamente com um grande montante de entregas. Entre as grandes vantagens de se terceirizar o frete, destacam-se:

  • O controle de custos da operação;
  • A redução da quantidade de pessoas envolvidas no processo;
  • A redução de gastos com salários e encargos sociais;
  • A qualidade do serviço executado por empresa especializada.

Vale lembrar que muitas empresas podem ser beneficiadas pelo frete terceirizado. Uma loja de móveis planejados sp e região pode contratar o negócio de transportes para a entrega dos produtos aos seus clientes, reduzindo consideravelmente custos com frotas de caminhões especiais para a movimentação de mobílias e estruturas.

As facilidades do frete terceirizado permitem que o empresário da contratante se dedique mais ao próprio nicho de mercado, ao invés de se preocupar com questões logísticas. Além disso, a experiência da empresa terceirizada também conta muito para a qualidade de transporte.

Isso porque ela conhece as melhores rotas de cada região, bem como é capacitada para resolver sinistros ou imprevistos.

Outra questão diz respeito a segurança do transporte. Imagine uma empresa que trabalha com aquecimento solar para piscina, com o uso de placas solares e demais dispositivos de alimentação energética. 

Esses acessórios precisam de um transporte adequado, para evitar que quebrem e, assim, comprometam a qualidade do produto. Nestes casos, a empresa de frete especializado conta com técnicas de movimentação especiais, além do uso de caixas de armazenamento para evitar qualquer problema com os equipamentos.

Ainda na questão de pontos positivos, o transporte das empresas terceirizadas é, geralmente, automatizado. Dessa forma, é possível ter a conferência de valores, melhor ganho de tempo, controle e rendimento de forma automática, rápida e prática, diminuindo consideravelmente falhas.

Sabe-se que, cada vez mais, a logística depende da tecnologia e dos sistemas especializados para controle operacional. Por conta disso, os fretes terceirizados tendem a oferecer melhor experiência para os clientes e influenciar positivamente na satisfação de receber o produto com rapidez e qualidade.

As informações também são centralizadas no sistema de gestão de frete, sendo mais fácil encontrar dados específicos da mercadoria no processo logístico. Isso garante mais agilidade na hora de realizar uma busca, além da segurança na verificação e no compartilhamento de informações.

Assim, no caso de um distribuidor de peças New Holland terceirizado, é possível ter o controle de todos os componentes durante a etapa de armazenamento, catalogação e entrega do produto. Além disso, as informações e os dados técnicos de cada peça ficam armazenados em uma sistema de gestão automatizado, para evitar ocorrências como perda do produto e dificuldade de rastreamento.

Ademais, a logística aparece cada vez mais como um setor estratégico. Por isso, é importante oferecer um excelente atendimento aos clientes, mesmo que sejam consumidores finais da empresa contratante. Ou seja, é necessário pensar como uma equipe.

O gerenciamento de informações logísticas também previne eventuais problemas e, caso eles ocorram, podem ser identificados em tempo real. Dessa maneira, é possível tomar uma decisão o quanto antes, agindo rapidamente para que o consumidor não se sinta lesado.

Com a gestão de frete, o rastreamento e o acompanhamento dos processos logísticos oferecem garantia aos clientes. Contudo, para o melhor atendimento, as informações sobre o frete devem ser dadas proativamente, ou seja, antes que o consumidor entra em contato com a empresa.

Diante dessas vantagens, não só os e-commerce e lojas virtuais estão optando pelo frete terceirizado, mas os mais diversos segmentos de negócios, como empresas de esquadrias de alumínio, comércios de roupas, peças automotivas, etc.

Outras vantagens de optar pela terceirização de serviços

Fora o frete, todos os demais serviços terceirizados também têm grandes vantagens. Contratar empresas terceirizadas é uma forma de ampliar os negócios, além de tornar a empresa mais eficiente e produtiva. Sendo assim, não apenas para reduzir custos, a terceirização é vista como uma estratégia, pois permite o aprimoramento de processos e a gestão integrada das atividades.

A seguir, confira outras vantagens de optar pela terceirização de serviços.

Aumento da qualidade do serviço

O serviço terceirizado conta com profissionais especializados que executam as atividades. Com isso, as tarefas tornam-se cada vez mais eficientes e com enorme qualidade, uma vez que os colaboradores possuem a devida qualificação.

Além disso, a especialização dos serviços reduz consideravelmente os erros, sem a necessidade de retrabalho. Com isso, evitam-se novos gastos e custos operacionais, ainda colaborando para otimização de tempo.

Priorização dos investimentos

Ao contratar os serviços terceirizados, a empresa contratante não precisa se preocupar em investir em setores que não são parte de seu objetivo social. Assim, um fornecedor de caixa de papelão, por exemplo, pode concentrar seus investimentos em novos materiais para as caixas, sem ter que se preocupar com o setor de limpeza (aquisição de novos produtos de limpeza).

Dessa forma, a empresa contratante pode priorizar seus próprios investimentos, com dedicação aos recursos disponíveis a projetos mais relevantes, conforme a estratégia da organização.

Otimização do tempo dos colaboradores

Já que muitas atividades passam a ser feitas pelas empresas terceirizadas, os profissionais, colaboradores e gestores da contratante não ficam sobrecarregados de trabalho, o que ajuda na otimização do tempo de tarefas. 

Quer dizer que a terceirização propicia uma divisão mais adequada de responsabilidades dentro da empresa, colaborando para a melhor organização de trabalho.

No entanto, cabe ressaltar que os profissionais terceirizados também devem ser supervisionados e monitorados, a fim de assegurar o controle de imprevistos ou possíveis adversidades.

Transformação e redução de custos

Uma das maiores vantagens da terceirização de serviços é a transformação de custos fixos em custos variáveis, pois as obrigações das atividades são transferidas à outra empresa. Desse modo, a contratante fica livre de gastos como, a contratação de mão de obra, além de se eximir das obrigações trabalhistas, custos de treinamento, alimentação, entre outros.

Muitas pessoas ainda ficam na dúvida se o serviço terceirizado é realmente a melhor opção em termos financeiros, já que é necessário desembolsar pagamentos à terceirizada. 

Contudo, ao colocar os valores no papel e fazer todas as contas, incluindo os custos com manutenção, percebe-se que a contratação de uma terceirizada acaba sendo a opção mais viável.

Diferencial competitivo

Diante de todas as vantagens apresentadas, as empresas que contratam serviços terceirizados tendem a ter uma significativa vantagem competitiva em relação à concorrência. 

Muito disso, deve-se à redução de custos operacionais, melhor otimização do tempo dos colaboradores e, é claro, a priorização de investimentos. Como consequência, tem-se o maior destaque no mercado, com a oferta de produtos de qualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *