Os caminhões mais comuns sempre foram muito eficientes para transportar mercadorias e extremamente necessários para cargas mais pesadas. Mas, graças ao desenvolvimento do mercado, não podemos esquecer de soluções indispensáveis para necessidades específicas, como o caminhão munck!

As dificuldades com a logística puderam então ser resolvidas com equipamento que inclui um guindaste entre a cabine e a carroceria do caminhão. Assim, o próprio coloca a carga sobre si, tendo sistema hidráulico para movimentação da mesma. 

Quais são os diferenciais do caminhão munck?

O caminhão munck é diferenciado dos demais modelos, porque é preparado para a movimentação e deslocamento de grandes cargas. 

É capaz de transportar máquinas e peças extremamente pesadas. Para isso, esses caminhões contam com braços mecânicos para melhor movimentar ou içar os objetos. 

Por tais características, o caminhão munck pode ser usado para: 

  • Carregar e descarregar objetos;
  • Transferir cargas;
  • Fazer transbordo;
  • Retirar e colocar objetos/instrumentos em locais de difícil acesso;
  • Movimentação de objetos;
  • Içamento de cargas. 

Vale lembrar que, qualquer atividade realizada com o caminhão munck, deve respeitar os limites de carga e extensão do equipamento – bem como considerar a potência do caminhão.

Existem normas e regras de segurança estabelecidas para que todos os procedimentos realizados com o caminhão munck não representem nenhum tipo de risco aos operadores ou até para as próprias cargas.

Como operar o caminhão munck?

Operações com muncks, também chamados de guindautos, não precisam de simplesmente um motorista habilitado com a categoria certa! 

Antes de qualquer atividade, é necessário analisar onde será feita a operação, verificar se o solo é devidamente apropriado e verificar o espaçamento para a manobras. 

Também é preciso contar com um profissional ciente de que precisará conhecer o tipo de carga a ser transportada. 

Atenção: tenha o dobro de cuidado ao confirmar o peso do material que será içado por munck para evitar qualquer problema e verificar se o modelo do equipamento é adequado para o serviço a ser feito.

Dizemos isso, porque existem guindautos com diversas capacidades, e é preciso analisar todos esses fatores com um técnico em segurança, supervisor ou operador do munck para checar a viabilidade de sua utilização antes do serviço.

Já deu para perceber que não é tarefa para qualquer um, não é mesmo? Sendo assim, SEMPRE que precisar de caminhões munck, conte com profissionais especialistas e que tenham experiência no segmento. 

Diante disso, nossa sugestão é que procure por empresas de locação de munck. É a melhor maneira de ter acesso ao caminhão munck e a profissionais experientes para conduzir as operações.

h2: E por que não comprar um munck?

Toda decisão entre alugar ou comprar qualquer equipamento, diz respeito principalmente a empresa. Se você está responsável por essa aquisição e está em dúvida sobre o que seria melhor, confira algumas questões que destacamos.

De acordo com tudo que apresentamos até agora, um dos primeiros pontos a serem analisados são: a utilidade deste equipamento, a quantidade de peso que será transportado e o quanto a empresa está disposta a investir em caminhão munck.

Não há dúvidas de que é um equipamento versátil, ágil e uma máquina pesada. É exatamente por isso que o valor da compra é muito alto – ao contrário do aluguel que tende a ser mais acessível e ainda possibilita o acesso às máquinas mais tecnológicas.

Além de conseguir economizar, o aluguel também é mais viável para não ter que ficar mantendo um equipamento que você pode usar poucas vezes depois.

A locação dispõe de ainda mais vantagens, porque a facilidade e a agilidade de adquirir o guindauto dispensa a burocracia que haveria ao optar por comprá-lo.

Por exemplo, você sabia que precisa fazer a regulação com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) se comprar o caminhão munck? 

Quando você aluga, isso é de total responsabilidade da empresa que efetua o aluguel. Ou seja, menos uma preocupação para você!

Além disso, um novo equipamento para a empresa requer cuidados e avaliações recorrentes para garantir o bom funcionamento do aparelho – o que acaba gerando mais gastos. Sem contar no investimento de galpões para o armazenamento das máquinas.

É por isso que nós recomendamos a locação sem hesitar. A não ser que você precise usar o munck com muita frequência e tenha uma empresa com capital suficiente para arcar com a manutenção do mesmo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *