Muitas empresas acreditam que o e-mail marketing só serve para enviar newsletter uma vez por semana para uma lista grande de contatos – como se isso fosse o suficiente para aumentar o número de vendas.

O uso do e-mail, principalmente para as plataformas e-commerce, é muito mais do que isso. Juntamente com outras estratégias, ele aumenta as vendas, pois é capaz de estabelecer um relacionamento com os clientes.

Neste artigo, vamos falar sobre como esses negócios podem usar o e-mail marketing, bem como sobre a importância do blog para que ele seja ainda mais eficaz.

Como o e-commerce pode usar o e-mail marketing

Enviar e-mails para os clientes é uma maneira de se comunicar com eles, por meio de um canal muito mais garantido e eficiente do que os outros. 

Isso porque, diferentemente, por exemplo, das redes sociais, é certeza que o cliente vai receber a mensagem.

Tendo isso em mente, é importante saber usá-lo para prender a atenção de quem vai ler. Dentre as principais estratégias para conseguir isso estão:

1.    Segmentar a base de contatos

Não basta ter uma lista e disparar e-mails, é preciso identificar o público e ter certeza de que essas pessoas querem receber conteúdos.

Isso porque uma pessoa que está interessada em materiais sobre torre de resfriamento pode não estar interessada em outros assuntos no momento. 

Então, para segmentar corretamente, algumas dicas são:

  • Por produto de interesse;
  • Localização;
  • Contatos que visualizam os e-mails;
  • Data da última compra.

2.    Enviar cupons de desconto

Os clientes adoram cupons de desconto. Então, fazendo uso da segmentação é possível usar essa excelente estratégia de fidelização por meio do e-mail marketing. 

Eles podem ser enviados para novos clientes ou para aqueles que já compram há um tempo.

Desde solda exotérmica até os mais variados produtos e serviços, todos podem ter um desconto atraente para os consumidores, o que, com certeza, vai melhorar o relacionamento e aumentar o engajamento.

3.    Produzir conteúdo relevante

Por causa da internet, o comportamento de consumo mudou muito. Hoje em dia, as pessoas desejam obter informações relevantes sobre aquilo que desejam comprar.

Esses conteúdos, além de educarem o cliente, fazendo com que ele compre com consciência e se sinta satisfeito, também ajudam para que a marca demonstre domínio, conhecimento e competência, ou seja, autoridade naquilo que faz.

Enviar esses conteúdos em formato de newsletter para o cliente, por meio do e-mail marketing, vai estabelecer uma comunicação rica, um relacionamento comercial sólido e as vendas serão uma consequência.

Mas para dar certo, é importante usar os blogs. Isso porque junto com a newsletter deve ser enviado um link de acesso, para que o material seja lido na íntegra.

Importância do blog para plataformas e-commerce

Muita gente tem procurado informações sobre placa de gesso drywall ultimamente. Agora, vamos imaginar que uma loja virtual de materiais de construção envie uma newsletter sobre o assunto para o cliente, que direcione ele para o blog.

É ali que o usuário terá acesso a informações completas sobre o produto que deseja comprar.

Os blogs são importantes para veicular conteúdos recheados de informações para o consumidor. 

São esses conteúdos que o conscientizam sobre produtos e serviços, para que ele identifique melhor suas necessidades.

A partir disso, ele começa a enxergar a marca dona do blog como referência no assunto e percebe que pode comprar com ela. Afinal, seus produtos são aquilo que ele procurava.

Na própria plataforma de venda, a marca não tem um espaço apropriado para falar sobre serra de madeira ou qualquer outra coisa que venda, com profundidade. 

Então, se o consumidor moderno não encontra informações, dificilmente ele vai realmente comprar.

É no blog que toda funcionalidade, importância e relevância dos produtos e serviços são abordados, bem como assuntos relevantes a eles. É por meio do e-mail marketing que esses conteúdos chegam aos clientes.

Conclusão

Hoje em dia, o foco não é mais apenas vender, mas entender as necessidades dos consumidores. 

Para isso, é necessário estabelecer uma comunicação, um relacionamento que facilite a troca de informações e, consequentemente, a venda.

Por meio do e-mail marketing, as plataformas e-commerce têm em mãos um contato importante do cliente, para que possa levar até ele seus produtos e serviços, de forma clara e construtiva.

Por isso, mais do que apenas enviar uma mensagem, é uma maneira de trabalhar a marca, ganhando espaço no mercado e superando a concorrência. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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