Existem várias formas de viajar. Seja de avião, de carro, de ônibus, viajar é sempre muito bom.

Este artigo vai te dar informações sobre meios de transporte para viajar, continue lendo e fique por dentro.

Planejar o destino, as opções de lazer, as rotas turísticas, tudo é muito importante e satisfatório. E são vários os meios que podemos utilizar para viajar.


Meios de transporte para viajar

A escolha do meio de transporte é uma decisão muito importante na hora de planejar a sua viagem, ficando apenas atrás da escolha do destino, às vezes, pois ainda há casos em que o destino é escolhido de acordo com o seu meio de transporte disponível.

Listamos abaixo os principais meios de transporte para sua viagem, com alguns dos seus prós e contras. Confira!


1. Carro

Para viagens de curta e média distância, o carro próprio é o melhor meio de transporte a ser escolhido. 

Prós:

É prático e lhe dá autonomia. Garante também uma flexibilização de horário, assim como pode optar pelas paradas no caminho sempre que desejar.

Além do mais, estando já em seu destino, você pode se locomover quando quiser, sem a necessidade de acionar um táxi ou depender de horário de ônibus.

Contras:

É importante observar se no caminho encontrará pedágios e seus valores. Também podem ocorrer imprevistos, como um grande engarrafamento, pneus furados ou algum problema na mecânica, por exemplo.

Também é necessário saber se a sua hospedagem conta com estacionamento, senão, este poderá ser um grande problema. Ainda tem a questão de que quando for sair pra passear de carro, também vai ter que encontrar lugar pra estacionar.


2. Ônibus

Vários lugares para viajar no Brasil, que são opções mais baratas e para diversos cantos do país, têm o ônibus como uma boa escolha. Mas saiba que você tem que ter tempo disponível para isso.

Prós:

Normalmente, o custo das passagens é mais em conta do que as de avião, portanto, gera uma economia. Mas não se esqueça, pesquise antes, pois há empresas de aviação que fazem algumas promoções incríveis de vez em quando.

E ainda existem 5 tipos diferentes de ônibus para viagem:

  • Convencional: Mais barato e mais simples;
  • Executivo: A largura e a profundidade dos assentos são maiores, dando um pouco mais de conforto do que o convencional e, logo, com um preço um pouco mais elevado também;
  • Semileito: A partir daqui os preços se elevam, mas o conforto também. É uma categoria para viagens mais longas. A reclinação dá mais conforto e tem apoio para as pernas;
  • Leito: Perfeito para viagens que viram a noite, pois proporciona um conforto na hora de dormir. Vale considerar que são apenas 28 passageiros por veículo;
  • Leito-cama: A reclinação do assento chega a 180º, com camas individuais, podendo ainda fechar a cortina para maior privacidade.

Contras:

Como dissemos, ao viajar de ônibus tem que se ter disponibilidade de horário, pois é uma viagem mais lenta, com algumas paradas. Além de poder ocorrer os mesmos imprevistos pela estrada como os de carro, como engarrafamentos por conta de acidentes, por exemplo. 


3. Avião

Perfeito para viagens de longa distância, principalmente para o exterior.

Prós:

Ideal para quem tem mais pressa e também para quem está sempre em ponte aérea, como Rio-São Paulo, por exemplo.

Apesar de ter um custo mais alto, como lembramos, vale a pena ficar de olho nas promoções feitas por algumas companhias aéreas.

Contras:

Normalmente os aeroportos são afastados dos grandes centros, podendo fazer com que você perca tempo com esse trajeto. Há também grandes filas na hora do check-in, normalmente. E por fim, os preços normalmente altos.

Todos os meios de transportes têm seus prós e contras, cabe avaliar cada um e ver o que mais vai se adequar à sua necessidade.

Boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *