Embora mudanças digitais já estivessem ocorrendo em diversos setores, se intensificaram ainda mais por conta da pandemia e isolamento social, especialmente determinados segmentos do mercado, como por exemplo o e-commerce.

E com isso, a logística tem mostrado cada vez mais sua importância, inclusive as perspectivas são as melhores possíveis.

Um outro fator que merece ser lembrado é a mudança do comportamento do consumidor, que hoje recorre à Internet para tudo, não apenas fazer uma simples pesquisa, mas principalmente para comprar.

Nesse artigo, entenda um pouco mais onde é que a logística entra nesse cenário e por que se tornou ainda mais imprescindível.

Qual é a importância da logística nesse novo cenário

Em se tratando especificamente do comércio eletrônico, houve um aumento considerável de vendas e por consequência, de entregas.

Vale lembrar também que, durante esse período, os Correios entraram em greve, o que abriu oportunidades para diversas transportadoras do país.

E apesar de já terem voltado a funcionar, isso não significa que as transportadoras deixaram de oferecer seus serviços, muito pelo contrário. 

Um exemplo disso é a IS Entrega, uma das maiores empresas de transporte de malotes e pequenas mercadorias, abriu para o sistema de franquias, sendo uma oportunidade para quem deseja abrir seu próprio negócio.

A ideia da IS é ter parceiros em todo o território nacional, sempre visando a qualidade do atendimento. E o mais interessante é a não obrigatoriedade do futuro empreendedor ser um profundo conhecedor da área de logística.

E sem falar o baixo custo do investimento, que gira em torno dos R$ 5 mil reais, relativamente baixo para abrir um negócio. 

Uma outra dúvida que muitas pessoas se fazem é como vai funcionar o BlackFriday, pois como as pessoas não poderão se aglomerar, o setor de logística será ainda mais primordial.

Então, como será?

A logística é ainda mais essencial nesse novo “normal”

O setor de logística teve que fazer várias adaptações de forma a acompanhar esse novo “normal”, onde uma das principais preocupações é atender a todas as necessidades da população.

Por exemplo, no mês de novembro, como acontece em todos os anos, existe a BlackFriday, que já é conhecida por levar milhares de pessoas às lojas.

Infelizmente, devido à pandemia, isso não será possível, intensificando ainda mais as compras online.

E justamente por isso, a área de logística será mais requisitada, principalmente no que se refere às entregas das mercadorias.

As principais empresas de logística do país já estão se preparando em conjunto com o e-commerce, traçando estratégias para atender a todas as demandas.

A boa notícia é que essas empresas contam com todas as tecnologias e expertise necessárias, e com certeza, sabem como superar quaisquer desafios.

Qual é a tendência do setor de logística para os próximos meses

Seguindo esse exemplo da IS Entrega, a tendência é que o setor de logística só cresça, afinal, o e-commerce continua em crescimento acelerado.

Mesmo com a flexibilização, o consumidor percebeu as vantagens do comércio eletrônico e provavelmente, irão continuar fazendo suas compras na Internet.

No caso específico da IS, a previsão é abrir 20 franquias até o fim do ano, com a expectativa de ampliar ainda mais em 2021.

Então, para quem busca empreender, atuar na área de logística é uma excelente alternativa e com forte tendência de crescimento.

Na verdade, ainda existem muitas incertezas sobre o que vai acontecer daqui para frente, mas uma coisa é certa: os hábitos dos consumidores com certeza não vão mudar.

Ou seja, o e-commerce continuará em alta e com isso, o setor de logística também.

Afinal, as mercadorias precisam ser entregues, onde empresas que trabalham com transportes e logística representam um papel chave em toda essa nova organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *